Dificuldade de Encontrar um Sócio

Porque empresários Contábeis não querem trabalhar juntos?


Em primeiro lugar, quero esclarecer que escrevi este Blog para expressar minha opinião durante algum tempo que venho procurando um sócio para meu escritório de Contabilidade, mas ainda não apareceu a pessoa certa. Nestas poucas palavras eu retrato apenas minha opinião (desabafo) sobre esta longa procura.

Já coloquei anúncios, publicações em redes sociais e através de minhas páginas dos sites venho espondo minhas ideias sobre trabalhar junto com outros Contabilistas, alguns tem pensamentos parecidos, outros não. Vamos então falar daqueles que tem um pequeno escritório (poucos clientes): A maior dificuldade seria compartilhar o mesmo espaço comigo, não necessariamente compartilhando os clientes (os clientes meus continuam meus, os clientes deste novo sócio continuam dele até um certo período experimental).

O que fazer com os Clientes

De fato os clientes são o BEM MAIOR de qualquer negócio, isso não é diferente na prestação de serviços, ainda mais Serviços Profissionais que dependem mais de conhecimentos técnicos. Por isso é tão importante cada um (dos sócios) ficar com os seus clientes num período inicial até que os clientes “se acostumem” com o novo escritório. Os clientes nunca devem “sentir o impacto” de uma unificação dos negócios, nunca devem ser esquecidos acima dos interesse econômicos e financeiros, ou seja, primeiro lugar o cliente depois são revisadas as regras de se trabalhar juntos no novo empreendimento. Por isto não caio nessa conversa de vir com Sociedade em primeira mão, sempre é Parceria o termo usado inicialmente em prol do bom atendimento aos nossos clientes.

Parceria ou Sociedade, como?

Então porque não mudar um pouco as definições? Porque entrar direto de cabeça (como alguns dizem) numa sociedade sem conhecer bem as pessoas envolvidas? Devido estas questões resolvi chamar esta futura sociedade em Parceria que defino como sendo a união de esforços para se chegar a algum objetivo, simples assim! O simples fato de compartilhar um espaço, economizando aluguel, economizando com funcionários, despesas de utilidades, programa contábil etc., isso em si já é o início de uma Sociedade de Sucesso, afinal, objetivo de qualquer negócio não é o lucro? Então porque alguns que se dizem “Profissionais Contábeis” já propoem uma Sociedade querendo passar por esta primeira estapa (parceria)? No meu ponto de vista só pensam no Lucro e isso não é saudável para nenhum negócio, é necessário muito trabalho e dedicação para ser bem sucedido, que é o nosso caso! Lucros são consequencia!.

Por isto é tão difícil encontrar alguém que queira trabalhar juntos, devido muitos não querer Trabalho, só Renda. Mas a Renda não deveria vir do Trabalho? Bom, eu sempre aprendi desta forma durante toda minha vida, mas alguns ainda insistem em só ganhar, e ganhar… Porque então não aplicam na Bolsa de Valores e parem de me ligar somente querendo comprar minha carteira de clientes?

Mas qual o perfil do Sócio?

Alguém já ouviu falar no termo que “sociedade é igual casamento”? Eu concordo bem com isto! Sabe quando você namora e no primeiro dia já quer se casar? Isto é coisa de pessoas inexperientes, não é mesmo? Quando a gente é adolescente, sonhador, pensa que o primeiro amor já é o último e coisas assim… Muita gente ainda pensa assim quando quer arrumar um sócio, claro, tem excessões de alguns negócios que não oferecem um grande risco, mas este não é o caso.

Um sócio para o EXÍMIO CONTÁBIL, seria uma pessoa que compreenda todo nosso trabalho, nossa experiência e trajetória ao longo destes anos, que tenha um perfil similar, não necessariamente investidor porque dinheiro a gente tem um pouco rs rs. Mas que possa visar um crescimento a longo prazo, não seja imediatista como muitos, mas também não fique de braços cruzados (seja interativo, decisivo, inovador). Um bom motivo para ser meu sócio seria querer crescer Nacional e Internacioalmente, devido minha experiência com empresas do Exterior, por isto possuo Marcas Registradas no INPI. Quem não ter esta visão, prefiro que não entre em contato! É triste perceber que muitos Contabilistas se contentam com os clientes que tem e não procuram crescer no mercado. Será que pensem que vão crescer sozinhos? Claro que não! “É porque são egoístas de mais para terem um sócio”.

Quero novamente dizer que este Blog foi escrito apenas para retratar minha opinião, peço desculpas para aqueles que possam se sentir ofendidos, mas é isto que penso! São bem vindos todos aqueles que REALMENTE queiram trabalhar duro porque é a única forma que vejo para crescer profissionalmente!

Odenir J Campos

– (62) 3952-4588

– (62) 98239-2102 (Whatsapp)